quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pisos Dinâmicos

Pisos dinâmicos são criados após você criar um piso e selecionar o botão "Piso Dinâmico" nas opções do mesmo.
Você vai ver uma lista de opções disponíveis/editáveis após você deixar o piso dinâmico.
Massa: Isso é o quanto o piso vai pesar, (0) significa que ele vai ter um peso padrão definido por seu tamanho. Você pode adicionar muita massa para deixar o piso incrivelmente pesado ou uma pequena quantidade como 5-20 para fazer um piso poder ser empurrado por um rato (massa baixa geralmente é usada para fazer botões e armadilhas).
Fricção: Isso determina se um piso pode ser escalado. Fricção: 0 é gelo, você não pode escalar ele, enquantoFricção: 20 é chocolate, qualquer um pode escalar o chocolate sem saber "waall-jump". Qualquer objeto ou piso com fricção 0.04 é escalável.
Restituição: Isso é o quanto algo pode te jogar para cima, um trampolim padrão tem 1.2 de restituição - lava tem 20 e madeira e grama têm (0.2).
Rotação: Isso define a rotação do piso, o número máximo (padrão do editor) que seu piso pode girar é 9999.
Rotação Fixa: Colocando "1" aqui você faz com que o piso não possa girar, só tem duas opções que são 0 ou 1. 0 é a padrão que significa que pisos dinâmicos podem girar em qualquer direção.
Amortecimento Linear: É um controle que te permite diminuir a velocidade em que um piso cai. Amortecimento Linear: 30 deixa seu piso fixo no ar até que alguém pise ou empurre.
Amortecimento Angular: Isso controla o quanto um piso pode girar, quanto mais amortecimento angular, mais difícil vai ser fazer um piso girar. Essa opção pode ser útil com mecanismos.
Colidir com os Ratos: Esse botão é selecionado por padrão para colidir com os ratos e interagir com os pisos. Você pode usar um piso de fundo desabilitando a opção "Colidir com os ratos", isso vai deixar os ratos atravessar o piso completamente.
Colidir com os Pisos: Essa opção permite que pisos dinâmicos e itens do shaman colidam entre sí. Essa é uma opção para usar seu piso como fundo/cenário. No padrão todos os pisos e itens interagem entre sí, você pode fazer com que um piso não colida com nada desabilitando essa opção.
Exemplos de XML's com configurações do piso dinâmico:
Primeiro da esquerda: É um piso dinâmico caindo em um piso rotacionado.Segundo da esquerda: É um piso dinâmico com rotação fixa.Segundo da direita: É um piso com Amortecimento Angular: 10, o quê faz ele não girar, mas cair na mesma velocidade.Primeiro da direita: É um piso com Amortecimento Linear: 10 que faz com que ele não caiá muito rápido, quanto maior Amortecimento Linear, mais devagar o piso cai.
<C><P /><Z><S><S Y="200" T="8" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" X="410" H="192" /><S Y="200" T="8" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" X="10" H="192" /><S Y="240" T="2" P="0,0,0,1.4,0,0,0,0" L="190" X="100" H="20" /><S Y="100" T="0" P="1,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="100" X="100" H="30" /><S Y="200" T="8" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" H="192" X="210" /><S Y="271" T="5" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="190" X="100" H="50" /><S Y="100" T="0" P="1,0,0.3,0.2,0,1,0,0" L="100" H="30" X="300" /><S Y="100" T="0" P="1,0,0.3,0.2,0,0,10,0" L="100" X="700" H="30" /><S Y="240" T="2" P="0,0,0,1.4,0,0,0,0" L="190" H="20" X="300" /><S Y="200" T="8" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" H="192" X="610" /><S Y="271" T="5" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="190" H="50" X="300" /><S Y="240" T="2" P="0,0,0,1.4,0,0,0,0" L="190" X="700" H="20" /><S Y="271" T="5" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="190" X="700" H="50" /><S Y="271" T="5" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="190" X="500" H="50" /><S Y="240" T="2" P="0,0,0,1.4,0,0,0,0" L="190" X="500" H="20" /><S Y="100" T="0" P="1,0,0.3,0.2,0,0,0,10" L="100" X="500" H="30" /><S Y="160" T="1" P="0,0,0,0.2,45,0,0,0" L="40" X="165" H="40" /><S Y="160" T="1" P="0,0,0,0.2,45,0,0,0" L="40" H="40" X="365" /><S Y="160" T="1" P="0,0,0,0.2,45,0,0,0" L="40" X="565" H="40" /><S Y="160" T="1" P="0,0,0,0.2,45,0,0,0" L="40" H="40" X="765" /></S><D /><O /></Z></C>
Exemplos de XML's com configurações de colisão do piso:
Nesse código o piso da esquerda não colide com os ratos porém colide com os pisos, o piso da direita não colide com os ratos nem com os pisos. Os dois tem pisos dinâmicos no topo, uma vez que o piso da direita não colide com os pisos, o piso dinâmico do topo cai através dele enquanto o outro permanece no topo.
<C><P /><Z><S><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="800" X="400" H="40" Y="229" T="0" /><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" c="2" L="50" X="300" H="50" Y="183" T="0" /><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" X="500" L="50" H="50" c="4" Y="183" T="0" /><S P="1,0,0.3,0.2,0,1,3,0" X="300" L="50" H="50" c="1" Y="133" T="0" /><S P="1,0,0.3,0.2,0,1,3,0" H="50" L="50" X="500" c="1" Y="133" T="0" /></S><D><DS Y="196" X="401" /></D><O /></Z></C>
Usando a colisão com os pisos e sobrepondo-os, você pode criar caminhos. Lembre-se que tampar a toca e o queijo com pisos em cima não é permitido e seu mapa será deletado por um moderador.
No XML abaixo, temos uma passagem secreta abaixo das pedras.
<C><P F="0" /><Z><S><S Y="314" T="5" P="0,0,1,0.2,0,0,0,0" L="121" H="16" X="382" /><S Y="306" T="5" P="0,0,0.3,0.2,90,0,0,0" L="200" X="776" H="47" /><S Y="281" T="5" P="0,0,0,0,-20,0,0,0" L="160" X="606" H="10" /><S Y="279" T="5" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="121" X="502" H="47" /><S Y="330" T="10" P="0,0,0.3,0,0,0,0,0" c="4" L="480" H="50" X="560" /><S Y="380" T="10" P="0,0,0.3,0,0,0,0,0" c="4" L="600" X="500" H="50" /><S Y="280" T="10" P="0,0,0.3,0,0,0,0,0" c="2" L="360" X="620" H="50" /><S Y="229" T="5" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="121" H="47" X="622" /><S Y="337" T="7" P="0,0,0.1,0.2,-60,0,0,0" c="4" L="109" X="676" H="40" /><S Y="230" T="10" P="0,0,0.3,0,0,0,0,0" c="2" L="240" H="50" X="680" /><S Y="310" T="7" P="0,0,0.1,0.2,0,0,0,0" c="4" L="68" X="718" H="211" /><S Y="392" T="7" P="0,0,0.1,0.2,-10,0,0,0" L="220" X="649" H="54" /><S Y="408" T="7" P="0,0,0.1,0.2,0,0,0,0" L="136" H="52" X="486" /><S Y="393" T="7" P="0,0,0.1,0.2,6,0,0,0" L="260" X="289" H="50" /><S Y="398" T="7" P="0,0,0.1,0.2,-14,0,0,0" L="170" H="50" X="88" /></S><D><DS Y="290" X="378" /><P Y="254" T="6" X="589" P="0,0" /><P Y="385" T="6" X="108" P="0,0" /><P Y="209" T="6" X="603" P="0,1" /><P Y="226" T="5" X="603" P="0,0" /><P Y="368" T="5" X="318" P="0,1" /><P Y="254" T="5" X="561" P="1,0" /><P Y="404" T="5" X="762" P="1,0" /></D><O /></Z></C>

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